quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Não importa o dia e a hora, oque importa é ter o azeite !!!


Os capítulos 24 e 25 do evangelho de Mateus fazem parte de um discurso de Jesus totalmente voltado para o futuro, tanto próximo como remoto, indicando o fim dos tempos. Nestes capítulos temos uma saudável tensão. Em Mateus 24, Jesus conta como o mundo vai acabar, entretanto, não apresenta detalhes quanto a ordem dos acontecimentos. Já no capítulo 25, Ele pede que a nossa esperança se traduza em pão, telhado, abrigo, solidariedade, a fim de que o mundo não se acabe. Nesta perspectiva, ser uma igreja da esperança significa lutar por um mundo melhor mesmo sabendo que o fim deste sistema vigente é inevitável.

.

Neste discurso Jesus conta uma parábola muito significativa para o discernimento escatológico da história e a vinda futura (embora já presente) do Reino de Deus. Estou me referindo a parábola das virgens prudentes e insensatas (Mateus 25:1-13). Jesus recorreu a um costume bem conhecido na sua época: algumas jovens eram convidadas a acompanhar o noivo em sua chegada para a festa de casamento. Por não conhecerem com exatidão o tamanho do percurso era necessário levar mais azeite para abastecer as lâmpadas. Eis algumas considerações:

.

1) A esperança não anula a possibilidade de cansaço enquanto aguardamos o noivo. O texto nos diz que todas as virgens dormiram. Cansar na espera é normal. Diante do atraso quem não se cansa? Anormal seria ficar acordado. Deus nunca nos pedirá algo sobre-humano. Ele respeita os limites da nossa humanidade. A questão da parábola não é o sono, mas a falta de azeite.

.

2) Esperança: cansados, mas mantendo viva a chama do amor. A única coisa que se pede das virgens é que elas estejam preparadas, pois a demora do noivo já havia sido anunciada. A ênfase da parábola é a vigilância. Quando vivemos como se o noivo não fosse voltar, corremos o risco de nos esfriar no amor. É por isso que devemos aguardar com mais azeite, isto é, alimentar o fogo da esperança com o azeite do amor!

.

Uma comunidade da esperança diante desses fatos deve fazer desta oração a sua maneira de viver: Senhor, não sei quando voltarás, nem preciso sabê-lo, sob pena de focar-me mais no quando, do que na certeza da tua volta.

.

O que eu quero a partir de hoje enquanto te espero, é abastecer a minha vida com azeite para que não se apague em mim a chama do teu amor!

Nenhum comentário: